
CAFÉ COM ECONOMIA
Na Ciência Econômica, há uma riqueza e uma diversidade de conteúdo, teorias e abordagens que não se esgotam na grade curricular. Sempre há um texto que precisa ser lido novamente ou um filme/documentário que contribui para disseminar o conhecimento e facilitar sua compreensão. O espaço criado por essa atividade é o ideal para tal feito: reunir professores, alunos e interessados em, de maneira mais informal, compreender um pouco mais sobre a economia, sua interação com as demais ciências (sociais ou exatas) e seus impactos sobre o cotidiano de todos.
PET "NOS ACUDA"!
Sabemos que, com tantas disciplinas e conteúdos novos, uma graduação não é fácil de ser concluída. Ao longo do curso, são muitas as dificuldades que se apresentam e que podem, nos casos extremos, fazer os alunos desistirem da graduação, o que aumenta a evasão. Como temos esse compromisso com nosso curso, entendemos que precisamos, em um bom nordestinês, acudir os alunos nas disciplinas que não são contempladas pelo programa de monitoria da UFCG.
DECIFRANDO O ECONOMÊS
A compreensão dos conceitos econômicos nem sempre é fácil. A linguagem utilizada pelos economistas contribui, em alguma medida, para dificultar o acesso das pessoas a uma informação clara e acessível. Nesse sentido, traduzir ou decifrar o economês é uma lacuna que o grupo identificou e que precisa ser preenchida com explicações simples sobre as principais variáveis e conceitos econômicos. Salientamos que essa atividade teve um bom retorno do público, em 2020.
MINICURSOS DE APROFUNDAMENTO
Os minicursos ofertados pelo PET - Economia apresentam importância crucial na formação dos alunos da graduação, uma vez que se constituem em janelas de oportunidade para preencher as eventuais lacunas deixadas ao longo do seu processo de formação. Buscando uma maior integração com os PETs da UFCG e as áreas afins, sempre que possível, serão firmadas parcerias que tragam conteúdos complementares e necessários à formação de um Cientista Econômico, que não pode, já que seu objeto de estudo está em constante movimentação, limitar-se a estudar apenas sua ciência.
REUNIÕES DE CONJUNTURA
Discutir a conjuntura econômica aparece como uma necessidade que se impõe a todo aluno, professor e interessados em compreender a dinâmica e o caminho das economias. Somente a partir de reflexões críticas e da análise dos dados, baseada nas teorias que estudamos ao longo da graduação, é possível compreender, minimamente, a complexidade do funcionamento das economias e do sistema em que estamos inseridos. Nesse sentido, essa atividade constitui-se em reuniões semanais, no âmbito do Grupo de Acompanhamento e Análise da Conjuntura Econômica (GAACE), sob a coordenação da Prof.ª Dra. Águida Almeida, para debater os principais aspectos e temas da conjuntura econômica mundial, nacional, regional e local.